Programação metabólica: uma ótima dica para quem deseja engravidar

tag Tags || Dicas

18

abr

2016

Hoje, através da evolução da tecnologia em reprodução assistida, o sonho de ser mãe tem estado cada vez mais próximo da realidade de muitas mulheres. Além das técnicas específicas para este fim, há alguns cuidados que, se colocados em prática, aumentam as chances de êxito. O zelo com a saúde pode e deve ser sempre mantido, pois é a base para o sucesso na concepção.

 

maternidade

 

Porém, nem sempre só isto basta: contar com a ajuda de profissionais de outras especialidades tem ajudado a melhorar consideravelmente as condições para que uma gravidez ocorra de forma satisfatória. Através, por exemplo, de um nutricionista, você tem uma gama de tratamentos e acompanhamentos que trazem melhorias para a saúde da futura mamãe. Mais especificamente, para quem está tendo dificuldades para engravidar, uma boa opção é a chamada “programação metabólica”, que tem como objetivo deixar seu organismo com níveis nutricionais balanceados.

O processo inclui cuidados com o fígado, os rins, a tireoide, intestinos, hormônios, entre outros. Ao iniciar a programação, o nutricionista fará uma avaliação completa da sua saúde, através de um check up completíssimo. Serão solicitados mais de 30 exames laboratoriais, o que inclui até mesmo testes alérgicos, para não deixar nenhum detalhe importante passar despercebido. Com os resultados em mãos, o profissional terá todas as condições necessárias para montar uma dieta totalmente personalizada.

A programação metabólica irá corrigir eventuais deficiências, e para ajustar a sua alimentação de forma ainda mais efetiva, o nutricionista poderá recomendar, caso necessário, o consumo de suplementos que irão sanar alguns tipos de carência nutricional mais específica. A duração do tratamento vai depender muito do estado de saúde de cada cliente. Com todas as adequações já realizadas, você estará, com certeza, muito mais propensa a engravidar. Vale lembrar que a saúde do pai também conta muito e deve ser avaliada, para que tudo ocorra da maneira esperada.

Após o término dos ajustes, é recomendado que boa parte destes novos hábitos alimentares seja mantida, o que irá garantir uma gestação saudável do início ao fim, e também contribuir para que o bebê venha ao mundo com uma saúde de ferro. Junto a este processo, o nutricionista irá também dar muitas dicas sobre o que é recomendável ou não consumir nesta fase da vida, como evitar corantes, conservantes, medicamentos, alimentos industrializados, cigarro, bebidas alcoólicas, poluição, agrotóxicos presentes nos vegetais, etc. A sua saúde e a do seu filho são os bens mais valiosos que você possui, portanto tente fazer tudo o que estiver ao seu alcance para mantê-los sempre nas melhores condições possíveis.

Artigo originalmente publicado no Tudo do Mundo

Faça seu comentário