Manual básico de visita à maternidade

tag Tags || Dicas

27

fev

2014

O nascimento de uma criança é um momento mágico na vida dos pais. Familiares e amigos ficam na expectativa, aguardando a tão sonhada hora de ir vê-la. Para que tudo dê certo, é importante saber como se portar durante as visitas.

Confira abaixo algumas regras básicas

visita maternidade

Evite visitas logo após o nascimento

No pós-parto, a mãe fica extremamente cansada. Caso o parto tenha sido de manhã ou no início da tarde, as visitas são pertinentes após o fim de tarde. Caso tenha sido à noite ou de madrugada, é melhor deixar para outro dia, após o horário de almoço. Assim, a mãe terá um tempo para se recuperar e receber a visita com mais disposição. Talvez a parturiente queira a presença constante dos avós ou alguém muito próximo à família, Se for o caso, a mãe negocia com aqueles que ela desejar acompanhar o parto. O mais importante é o bom senso.

Evite visitas à noite

Durante o dia, principalmente se este for o dia do nascimento, a mãe vivenciou com o recém-nascido uma rotina muito intensa, principalmente nos cuidados com amamentação. Por isso, é melhor evitar visitas à noite. Se não for possível, não passe das 20h.

Higienize as mãos

Assim que entrar no quarto, lave as mãos e os braços e, se possível, finalize com álcool em gel. É uma conduta básica que se deve adotar em qualquer hospital, a fim de preservar a saúde de todos.

visita maternidade

Permaneça por pouco tempo

Visitas breves são importantes, até porque a mãe amamentará com frequência e, neste momento, muitas zelam pela tranquilidade. Nesta hora tão íntima da família, é importante deixá-los sozinhos, a não ser que seja alguém muito próximo e que a mãe peça para ficar no quarto.

Não tire fotos do recém-nascido com flash

Se a visita desejar fazer um registro, é aconselhável pedir autorização da mãe. Caso ela permita, tire fotos sem flash, para evitar que o pequeno se assuste com a luz intensa.

Leve apenas a sua lembrancinha

A recordação preparada pela mãe é um mimo para aquela pessoa que a visitou. Portanto, não leve lembrancinha para outras pessoas. Seria desagradável para a mãe ter outros visitantes e não ter mais para entregar.

Dose os palpites

Claro que todos que visitam são pessoas que querem o bem para os pais e para o neném. Dar palpites para que facilite a rotina e o bem-estar do recém-nascido é normal, mas não é pertinente durante a visita. Lembre-se que, quando nasce uma criança, nasce uma mãe. Dê um tempo para ela entender esta transformação e não a bombardeie com regras sobre o que se deve ou não fazer.

Não fume antes e durante a visita

Durante a visita, nem se discute a proibição. A restrição horas antes da visitação evita a presença das substâncias tóxicas nas roupas e nas mãos. Se o recém-nascido estiver em contato com estes componentes, pode aumentar a probabilidade de desenvolver problemas respiratórios.

As visitas são importantes e expandem a felicidade da chegada de recém-nascido ao mundo. É claro que a mãe espera a presença dos familiares e amigos, tanto que pensa com carinho na lembrancinha que a visita levará para casa. O mais importante é usar o bom senso para que o encontro seja agradável para todos.

Faça seu comentário