Como limpar o Coto Umbilical?

tag Tags || Dicas

8

fev

2013

 

  O cordão umbilical é uma estrutura gelatinosa que contém duas artérias e uma veia. Não tem nervos, portanto não dói. Ele pode ser manipulado sem medo, não incomoda o bebê e só vai desprender quando realmente estiver na hora. É muito simples cuidar desse coto, que após o nascimento não tem mais função nenhuma. A queda acontece habitualmente em torno do 7º ao 14º dia de vida (às vezes um pouco mais se o coto for muito grosso). Para limpá-lo, é necessário gaze estéril, cotonete e álcool absoluto. Lembre-se de lavar bem as mãos antes de manipulá-lo a fim de evitar infecções.

  • Umedeça um cotonete com álcool absoluto e aplique na base do coto umbilical, retirando secreções se estiverem presentes. Caso tenha se formado uma “bolsinha de pele” em volta do coto, tracione-a para expor a base, sem, entretanto, permitir contato do álcool diretamente com a pele do bebê;
  • Umedeça uma gazinha com álcool absoluto e enrole-a ao redor do coto. Posicione-o para cima e firme-o com a própria fralda.
  • É importante colocar uma gaze seca sobre o abdome do bebê, para evitar que a pele entre em contato com o álcool.

Observações:

O uso de moeda ou faixa não torna o umbigo mais bonito e além disto a faixa dificulta a respiração do bebê. Nunca use qualquer tipo de folha ou substância desconhecida no coto, pois podem provocar infecções. É habitual ocorrer pequeno sangramento esporádico que mancha a gaze (é só trocá-la). No entanto, se este sangramento for persistente, bem como se ocorrerem odor desagradável ou vermelhidão, o bebê deve ser avaliado pelo pediatra.

3 comentários para “Como limpar o Coto Umbilical?”

  1. Estela disse:

    Adorei as dicas, depois do nascimento do meu filho acompanho sempre.

  2. momochii disse:

    I’ve recently started a blog, the information you provide on this site has helped me tremendously. Thank you for all of your time & work.

  3. diana barbosa disse:

    desse jeito fica mais fácil,espero quando chega a grande hora do meu bebezinho vou adora essas fases de cuidar de uma forma mais clara e simples de fazer.

Faça seu comentário