Alimentação no período gestacional

tag Tags || Nutrição

11

maio

2015

Fernanda Mendes Dias Gomes, membro da equipe de  nutrição do Hospital Vila da Serra

alimentação gravidezA gestação é um período de intensas modificações na vida da mulher, incluindo mudanças fisiológicas, corporais e metabólicas1. Nessa fase da vida, a nutrição tem um papel fundamental, influenciando não apenas o desenvolvimento do feto, como também a saúde da criança durante toda a vida adulta.

Sabe-se que a alimentação na gravidez é cercada por muitas crenças. Infelizmente, esses mitos acabam levando as grávidas a excluírem certos alimentos e, muitas vezes, a adotarem uma alimentação monótona.

Como o prognóstico da gestação é influenciado diretamente pela alimentação materna e as necessidades nutricionais são aumentadas2, torna-se essencial que a gestante tenha uma nutrição adequada3, ou seja, saudável e diversificada. Além disso, é importante lembrar que o pensamento de “comer por dois” não é correto. O mais importante nesse período é ter uma alimentação equilibrada e sem exageros.

Orientações nutricionais:

  • Evite alimentos industrializados, pois eles têm baixo valor nutricional, mas altos teores de sódio;
  • Consuma em média dois litros de água por dia;
  • Procure variar o cardápio de um dia para o outro, evitando a monotonia alimentar;
  • Tenha horário para se alimentar e coma devagar, saboreando bem os alimentos;
  • Evite o excesso de sal e açúcar. No caso do diabetes durante a gestação, os estudos apontam que os adoçantes mais seguros são:  sucralose, acessulfame e estévia;
  • Não consuma bebidas alcoólicas;
  • Faça várias refeições por dia, evitando grandes quantidades em uma refeição. Evite deitar-se após as refeições.

1-        Baião, MR; Deslandes, SF. Alimentação na gestação e puerpério. Rev. Nutri, v. 19, n.2. Campinas, 2006.  / 2-Rocha, DS; Netto, MP; Priore, SE; Lima, NMM de; Rosado, LEFPL; Franceschini, SCC. Estado nutricional e anemia ferropriva em gestantes: relação com peso da criança ao nascer. Rev. Nutri, v. 18, n. 4. Campinas, 2005.  3-Malta, MB; Carvalhaes, MABL; Parada, CMGL; Corrente, JE. Utilização das recomendações de nutrientes para estimar prevalência de consumo insuficiente das vitaminas C e E em gestantes. Rev. Bras. Epidemiologia, v. 11, n. 4. São Paulo, 2008.

Um comentário para “Alimentação no período gestacional”

  1. Adriana Cássia disse:

    Meu filho nasceu no vila no ano 2007, ele usou os macacões do hospital. Quero saber se o bebê não usa mais o macacão do hospital? Pois na lista do bebê pedi 06 macacões, eu achei muito.

Faça seu comentário