7 dicas que podem aliviar as dores nas costas durante a gravidez

tag Tags || Dicas

26

jan

2016

atualização 25/01/2016

A alegria de estar grávida pode ser acompanhada de alguns impasses típicos que acontecem durante qualquer gestação. Um deles é a dor nas costas, causada pelo crescimento uterino e a atuação dos hormônios. Aos passar dos meses, o aumento da barriga leva à mudança do centro de gravidade da mulher, deixando a região muscular mais enfraquecida e afrouxando os ligamentos. Naturalmente há mudança postural, forçando-se assim a coluna. Por isso as dores lombares que incomodam tanto.

dor gravidez costas

Como aliviar as dores?

É possível amenizar ou até mesmo acabar com as dores. Confira 7 dicas que podem fazer a diferença na rotina de qualquer gestante:

1 – Abaixar-se de modo correto

Muitas gestantes, ao se abaixar, acabam dobrando a coluna, o que é muito prejudicial. O ideal é dobrar os joelhos e, mantendo-se reta, pegar algo que se pretende pegar do chão.

2 – Manter-se em posição correta

O interessante é não ficar por longos períodos numa mesma posição. Caso contrário, os mesmos músculos ficam contraídos por muito tempo e acabam causando dor. Caso a grávida fique muito tempo sentada, é melhor se levantar em alguns intervalos para variar o relaxamento e contração dos músculos.

3 – Dormir de forma confortável

A melhor posição para a grávida e para o bebê é de lado, tanto esquerdo quanto direito. Ao dormir, é recomendado colocar um travesseiro entre os joelhos, para facilitar a posição reta da coluna. O que é desaconselhável, principalmente no final da gravidez, é dormir de barriga para cima. Nesta posição, o bebê acaba comprimindo a veia cava, ocasionando a diminuição de sangue que chega para o feto. Além disso, o peso do útero leva à pressão de nervos, como o ciático, provocando as tão indesejadas dores.

dor costas gravidez

4 – Praticar atividade física

Respeitando os limites de cada gestante e considerando as recomendações médicas, a atividade física fortalece os músculos e melhora a capacidade respiratória, proporcionando alívio de dores. Uma boa opção são atividades aquáticas, como natação e hidroginástica. Claro que, como aliado, o alongamento deve ser feito sempre antes, durante e depois de qualquer atividade física.

dor costas gravidez

5 – Usar cinta de sustentação

Alguns médicos podem recomendar o uso de cintas próprias para gestantes que ajudam a sustentar o peso da barriga, aliviando a sobrecarga muscular na fase gestacional.

Kids Vitrine

Kids Vitrine

6 – Tomar banho quente

Sem exagerar na temperatura, a grávida pode aliviar as dores momentâneas nas costas com um bom banho de água morna para quente. A opção da banheira é a melhor, pois o corpo pode ficar em imersão, além de favorecer o relaxamento. Além disso, pode-se colocar uma bolsa de água quente nas costas.

7 – Massagear a gestante

Seja profissional ou não, ter alguém que possa massagear a região lombar é garantia de aliviar aas dores nas costas e eliminar todas as tensões acumuladas.

dor costas gravidez

Fontes: Guia do bebê | Baby Center | Minha Vida.

Todas as informações da matéria são referenciais. Qualquer dúvida, procure um especialista.

3 comentários para “7 dicas que podem aliviar as dores nas costas durante a gravidez”

  1. fernanda disse:

    estou no começo da gravidez com, 3 meses mas sinto muita, mas muita mesmo dor nas costa e não sei o que fazer, passo o dia todo e noite com muitas dores.a dor é tão chata que eu ne deito no chão frio pra ver se dar uma aliviada mas e so no momento que estou ali logo volta tudo outra vez o que devo fazer me ajuda obrigado.

  2. Solange disse:

    Muito bom! Obrigada por compartilhar com a gente!

  3. Sofia disse:

    Muito bom o artigo! Obrigado por compartilhar com a gente! Abraço!

Faça seu comentário